Atenção: 🌎💰 STF forma maioria para barrar cobrança de 25% de Imposto de Renda sobre Aposentadorias e Pensões de Residentes ou domiciliados no exterior!!
Uma ótima notícia para você que recebe aposentadoria ou pensão no Brasil e reside no exterior!
O Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria para declarar inconstitucional a cobrança de 25% de Imposto de Renda sobre esses proventos.
A decisão, ainda pendente de finalização, corrobora o entendimento dos Tribunais Federais Brasileiros. Esses órgãos já reconheceram que a cobrança, além de ferir o princípio da isonomia tributária, viola a progressividade das alíquotas de cobrança e configura confisco, práticas vedadas pela Constituição Federal.
De acordo com o advogado João Vitor F. dos Santos, que atua na Advocacia Ayres Monteiro & Darini Sociedade de Advogados, "a tributação aplicada sobre os rendimentos mensais impõe aos aposentados e pensionistas residentes no exterior uma carga tributária muito mais gravosa e desprovida de justificativa razoável, comparativamente aos residentes no Brasil que recebem proventos de aposentadoria ou de pensão de fontes situadas em território brasileiro".
"Desse modo, resta justa e acertada, a recente decisão do STF", complementa o Advogado.
E o que isso significa na prática?
Se o julgamento se confirmar, os aposentados que residem no exterior poderão ter direito a:
-
Exclusão da cobrança: Deixarão de ter o imposto de 25% descontado de suas aposentadorias, cujos são retidos na fonte.
-
Restituição dos valores descontados: Poderão solicitar a devolução dos valores retidos indevidamente nos últimos 5 anos.
Fique atento! É fundamental acompanhar o desfecho do julgamento e buscar orientação jurídica especializada para garantir seus direitos. Mas, ao que tudo indica é que o Supremo irá chancelar o direito de isenção do tributo.
Gostaria de saber mais? Clique no botão abaixo.
Ayres Monteiro, Darini & Salem Sociedade de Advogados - Especialistas em direito previdenciário e trabalhista com +de 20 anos de experiência.